• contato@casadainfanciaejuventude.com.br
  • (12) 3105-7168

O que Fazemos

Casa da Infância e da Juventude de Aparecida

Polo Casa & Acolhida

Proporciona acolhida com afeto e interações fraternais. Também cuida da proteção e cuidados globais das crianças e adolescentes, desde bebês á jovens. A rotina se assemelha o máximo possível a um lar.

 

No dia a dia com a máxima qualidade possível são ofertadas refeições, cuidados com a higiene pessoal, vestuário e calçados.

 

Nesse espaço “lar” as crianças e adolescentes encontram tudo o que precisam para um desenvolvimento pleno e saudável, onde é considerada a condição peculiar de cada um.

 

O respeito a individualidade é exercido para que as crianças e adolescentes conquistem autoestima e autonomia, também trabalhamos para o aprendizado da convivência em grupo, valores humanos e projeto de vida.

Casa da Infância e da Juventude de Aparecida

Polo Atenção à Saúde

Realiza um conjunto de ações focando a criança e adolescente, que envolvem promoção, prevenção, proteção e tratamento da saúde. As ações são desenvolvidas por meio de práticas de cuidados integrados envolvendo abrigo, saúde pública e profissionais voluntários da saúde privada.

Trabalha para superar ou amenizar problemas da saúde física e mental com encaminhamentos para especialidades médicas e exames diversos, odontologia, psicologia e outros conforme a demanda.

Casa da Infância e da Juventude de Aparecida

Polo Psicossocial

Trabalha a história de vida da criança, adolescente e família.

Através de ações técnicas que buscam contribuir no desenvolvimento global da criança e do adolescente, e auxiliar na promoção e fortalecimento das respectivas famílias.

As intervenções psicossociais tem como eixo o “Programa Família é Melhor Acolhimento” juntamente com a Rede Socioassistencial e Políticas Públicas.

O Programa Família é Melhor Acolhimento, visa garantir o direito a convivência familiar de crianças e adolescentes com direitos violados, tendo como objetivo o fortalecimento das famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica e risco psicossocial.

 

  • Famílias com crianças e adolescentes acolhidos, visando a reintegração familiar no tempo mais breve possível.
  • Famílias que obtiveram a medida de reintegração familiar, para prevenção ao retorno ao acolhimento.
  • Famílias com crianças e adolescentes com risco ao primeiro acolhimento, para prevenção ao primeiro acolhimento.

As ações ocorrem por meio de atendimentos individuais e grupo para combater as situações que ameaçam a proteção e ordem do sistema familiar. As questões trabalhadas são pertinentes a saúde física e mental, educação, alimentação, habitação, empregabilidade, previdência social, judiciais e outras.

O programa também trabalha com casos de adoção, quando são esgotadas todas as possibilidades para reintegração na família de origem. Assim, a adoção se torna a esperança de uma nova história de vida com direito a convivência familiar.

Casa da Infância e da Juventude de Aparecida

Polo Educando Para Vida

Apoio diário nas tarefas, trabalhos e provas.

Motiva a busca pela leitura com mais prazer através da contação de histórias, rodas de leituras e empréstimos de livros.

É uma técnica onde a criança e o adolescente realizam o resgate da sua história de vida, como “ser” pertencente a uma família e a uma sociedade.

Oferece a possibilidade da criança e do adolescente poder atribuir outros significados, compreender sua história e transformá-la, sendo essencial para o desenvolvimento psíquico saudável.

Os colaboradores atuam fazendo a conexão da criança e do adolescente com os equipamentos públicos, privados e itinerantes de esporte/lazer e cultura; programas de contra turno escolar; grupos de voluntários na instituição; festas comunitárias, comemorativas e folclóricas; e outros.

Visa a formação do jovem a partir do desenvolvimento dos valores humanos e do protagonismo da sua história. As principais atividades são: projeto de vida, valorização dos estudos, roda de conversas para conhecimento de profissões, cursos profissionalizantes, geração de renda & trabalho autônomo, encaminhamento para o mercado de trabalho, oficina de valores e oficina de esporte/ lazer e cultura.